sábado, 5 de outubro de 2013

Papa lamenta tragédia ocorrida hoje em Lampedusa, sul da Itália

papa francisco rezando
O papa Francisco disse ser uma vergonha a tragédia na ilha de Lampedusa, que matou pelo menos 90 migrantes, hoje pela manhã.  “Não posso não recordar com grande dor as numerosas vítimas do trágico naufrágio ocorrido hoje, no largo de Lampedusa. Vem-me a palavra ‘vergonha’”, disse o papa, que solicitou orações por quem perdeu a vida. Francisco  pediu, ainda, a união de esforços para que tragédias semelhantes não se repitam. “Somente uma colaboração firme de todos pode ajudar a preveni-las”, afirmou.
Segundo informações da Rádio Vaticano, a embarcação, que incendiou e naufragou, tinha cerca de 500 refugiados, entre eles 30 crianças, provindos da Eritréia e da Somália.
O pronunciamento do papa ocorreu ao final da audiência, no Vaticano, com participantes do Congresso Organizado para comemorar os 50 anos da Encíclica Pacem in terris, promulgada pelo beato João XXIII, em abril de 1963.
Para Francisco, tragédias como as de Lampedusa acontecem porque o mundo ainda tem o mesmo espírito que predominava na época em que a encíclica foi publicada. “No final de 1962, a humanidade se encontrou à beira de um conflito atômico mundial, e o papa fez um dramático apelo de paz. O diálogo que então os blocos antagonistas empreenderam com muita dificuldade levou, durante o pontificado de João Paulo II, à superação daquela fase. As sementes lançadas pelo beato João XXIII deram frutos. Todavia, não obstante a queda de muros e barreiras, o mundo continua a necessitar de paz e o chamado da Pacem in terris permanece fortemente atual”, explicou.
No discurso, o papa questionou se a sociedade compreendeu a lição da encíclica, se as palavras justiça e solidariedade estão somente no dicionário ou se todos trabalham para que  elas se tornem realidade. “A encíclica do beato João XXIII nos recorda claramente que se não trabalharmos por uma sociedade mais justa e solidária e se não superarmos egoísmos e individualismos, não poderão existir paz e harmonia verdadeiras”, ressaltou.
Thierre barbosa
adm. do blog.

#SIMàVIDA



Mensagem do Dia:


O Senhor se lembra sempre da Aliança
“O Senhor se lembra sempre da Aliança!'' (Salmo 110).

Mesmo quando não somos fiéis, como diz a Palavra de Deus, o Senhor permanece fiel. Quem teria direito de se revoltar contra nós, seria somente Ele, mas não o fez. Deus nos assumiu como filhos. O Pai, por amor ao Seu Filho, por amor ao que Jesus fez, nos assumiu como filhos. Ele se lembra, sempre, sempre desta aliança!

Por isso eu trago aqui a metodologia do “PHN” (Por Hoje Não, por hoje não vou pecar) que a Canção Nova tem pregado com todas as suas forças. Se nós fôssemos fortes enfrentaríamos o pecado, mas não, todos nós somos fracos. É hora de tomar uma decisão: “Por hoje não vou mais pecar”!

Muitos acham negativo dizer: ''Por Hoje Não''; algumas pessoas quiseram criar outros temas... Eu tenho o dever de dizer a essas pessoas que “sins” nós temos dado de montão por aí.
Hoje estou lhe dando uma dica maravilhosa para chegar lá: ser fiel sempre, mas, para isso, hoje é preciso dizer “não” para muitas coisas. Diga “não” para ouvir um “sim” do Senhor depois. Dessa forma, você dirá para Ele que valeu dizer “não” todos os dias!



Monsenhor Jonas Abib
Fundador da  Canção Nova.

Thierre barbosa
adm. do blog.

Salmo Responsorial:

Responsório (Sl 68)
— Nosso Deus atende a prece dos seus pobres.
— Nosso Deus atende a prece dos seus pobres.
— Humildes, vede isto e alegrai-vos: o vosso coração reviverá, se procurardes o Senhor continuamente! Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, e não despreza o clamor de seus cativos. Que céus e terra glorifiquem o Senhor com o mar e todo ser que neles vive!
— Sim, Deus virá e salvará Jerusalém, reconstruindo as cidades de Judá, onde os pobres morarão, sendo seus donos. A descendência de seus servos há de herdá-las, e os que amam o santo nome do Senhor dentro delas fixarão sua morada!

Thierre barbosa
adm. do blog.

Primeira Leitura (Br 4,5-12.27-29)

Leitura do Livro de Baruc.
5Coragem, meu povo, que sois a lembrança viva de Israel: 6fostes vendidos às nações, mas não para serdes exterminados; por terdes provocado a ira de Deus é que fostes entregues aos inimigos. 7Exasperastes aquele que vos criou, oferecendo sacrifícios aos demônios, e não a Deus.
8Esquecestes o Deus que vos alimentou, o Deus eterno, e entristecestes aquela que vos nutriu, Jerusalém. 9Ela viu desabar sobre vós a ira de Deus e disse: “Escutai, vizinhas de Sião: Deus fez cair sobre mim uma grande aflição. 10Eu vi o cativeiro de meus filhos e filhas, que o eterno lhes infligiu. 11Eu os havia criado com alegria; com lágrimas e luto os vi partir. 12Ninguém se alegre por ver-me viúva e abandonada por muitos! Por causa dos pecados de meus filhos, fiquei deserta; eles se desviaram da lei de Deus.
27Animai-vos, meus filhos, e clamai a Deus; ele, que vos fez sofrer, há de lembrar-se de vós. 28Como por livre vontade vos desviastes de Deus, agora, voltando, buscai-o com zelo dez vezes maior; 29aquele que trouxe sofrimento para vós, para vós trará, com a vossa salvação, eterna alegria.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

THierre barbosa
adm. do blog.

Santo do Dia:


Hoje, 05 de novembro, a Igreja faz memória a Santa Faustina Kowalska, a religiosa polonesa considerada a Apóstola da devoção à Divina Misericórdia. 

Seu diário espiritual tornou-se uma célebre leitura de piedade em nossos dias. Nele, além de sua via ascética, Faustina relata os contatos místicos com o Senhor Misericordioso. 

Santa Faustina, virgem, rogaí por nós!

Thierre barbosa
adm. do blog.